Seja bem vindo
^
A CHEGADA
Ter um cão envolve prazeres e responsabilidades. Os prazeres,você sabe bem quais são, mas as responsabilidades, você vai conhecendo através das informações constantes deste Guia.

É provável que o filhote demore alguns dias ate se habituar aos novos ambientes, pessoas, vozes etc desconhecidos do seu novo lar. A noite principalmente o problema se acentua pela ausência dos seus irmãos e da sua mamãe.

Portanto seja paciente, ponha uma roupinha usada vinda do seu antigo lar, coloque brinquedos mas não ceda a tentação de coloca-lo em sua cama.
ALIMENTAÇÃO
O seu cão deve ter horário para ser alimentado e deve ser oferecida em pequenas quantidades, como um bebe. No princípio aos dois meses, o filhote faz treis refeições, mas, a medida que vai crescendo o numero de refeições vai decrescendo passando a duas ou uma refeição na idade adulta. Atualmente consideramos a Ração o melhor e mais balanceado alimento para os cães. A quantidade de ração é de 35 gramas por kilo de peso ( trinta e cinco gramas corresponde a uma xícara de cafezinho ) O leite de vaca não é aconselhável para os filhotes, nem para os adultos, por conter altas taxas de lactose, podendo provocar diarreias e desidratação.
HORÁRIO
Até dois meses três refeições por dia tipo café, almoço e jantar. A partir dos três meses duas refeições por dia, ofereça ração seca em grãos. Não deixe a ração a disposição do filhote, espere uma meia hora e retire quer tenha se alimentado ou não. No próximo horário com certeza se alimentar.
VERMÍFUGOS
O cão necessita de constante tratamento contra os vermes, pois sofre de seguidas reinfestações. Aconselhamos fazer a prevenção com remédios de uso veterinario tipo anti-helmíntico de amplo espectro, tratando os filhotes durante a lactação com 2, 4,8 e 12 semanas de vida e aos 4, 5, 6 meses de vida.

Os caes adultos devem ser desverminados a cada treis meses. Alem desta prevenção deve ser feita uma rigorosa prevenção contra protozoários ( giardia, ameba, isóspora) Ainda durante a lactação os filhotes e mães devem ser submetidos a tratamento anti protozoários. Recomenda-se tratar o ambiente onde os animais vivem com produtos a base de cloro ativo
CUIDADOS COM DENTES
Ofereça ao filhote ou adulto pequenos ossos de borracha ou couro, ainda cenoura crua inteira, pois evita dentes sujos. Pode ser usado tambem uma dedeira para limpar gengiva de criança na limpesa das gengivas dos cães. Entretanto se o cão apresentar tártaro leve-o ao Veterinário, que os removerá adequadamente.
VACINAS
Vacinar é a prevenção obrigatoria para manter o filhote ou adulto longe de doenças letais. O filhote deve receber treis doses de vacinas a partir dos 45 dias de vida, consecutivas, de 30 em 30 dias. Esta vacina imuniza contra as seguinte doenças: cinomose,hepatite,adenovirus tipo 2, parvovirose, parainfluenza, coronavirose e leptospirose canina. Os cães adultos devem ser vacinados anualmente com esta vacina V8 que engloba as referidas doenças . Atualmente existem vacinas contra gripe e giardia sendo opcional a aplicação das mesmas. A vacina contra raiva é obrigatoria a partir dos 4 meses de idade e anual para todos os cães.
TREINAMENTO
O cães desta raça podem ser adestrados para:

Uso de coleira a partir de dois meses.

Higiene a partir de dois meses. Para que os filhotes aprendam o lugar certo de fazer suas necessidade, coloque na área de serviço tapetes higienicos ou folhas de jornal . Pela manha bem cedo aproveite que ele esta com a bexiga cheia, leve-o para a área, colocando-o em cima do tapete ou do jornal, ele com certeza fara pipi. Em seguida coloque folhas de jornal seco em cima das molhadas, para que ele sinta o cheiro. Faça esta rotina colocando o filhote na área a cada tres horas e logo ele se habituara. Lembre-se que voce ganhara o animal pelo carinho , portanto agrade-o sempre que acertar .
HIGIENE E BELEZA
Lavar diariamente os olhos, a cara e o bumbum com soro fisiológico . Escovar o seu filhote é básico para desenvolver uma bela pelagem e esta deve ser realizada uma vez por dia usando escovas de pino ou de cerdas naturais.

As orelhas do York devem ser colocadas em pe erguidas. Para conseguir mantenha as orelhas sempre raspadas, obedecendo o estilo que saiu do Canil, pois o excesso de pelo pesa causando a queda das orelhas. Algumas vezes necessitam de uma tala que é feita usando fita crepe da 3M. O uso de esparadrapo nao é recomendado pois é muito pesado.

O Maltes deve ter orelhas bem caidas .

O banho ate seis meses so deve ser dado em caso de real necessidade.

Evite banhos prolongados, podem provocar resfriados. Coloque algodão nos ouvidos e abaixe as orelhas enquanto banha. Seque-o com uma toalha felpuda e em seguida com o secador elétrico de mão. Use Shampoos e Condicionadores própios para caes.
EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
 Um cercado (mini canil) para manter o filhote protegido ate os seis meses

 Uma cama para ser colocada dentro do cercado

 Um kilo da ração recomendada pelo Canil

 Um comedouro de aço inoxidável

 Um bebedouro para ser fixado no Cercado ou na parede

 Uma escova de pinos de aço e um pente de aço

 Shampoo e condicionador para caes recomendado pelo canil

 Soro fisiológico, algodão, coleira, pequenos elásticos, laçinhos
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES
 Mantenha o filhote num cercado nos seis primeiros meses de vida, para livra-lo do perigo de intoxicação e traumatismo.

 Solte-o para que faça exercícios e tome banho de sol sempre sobre o seu controle.

 Não o trate como um brinquedo, ele necessita de sono, alimentação e tranquilidade. O manuseio excessivo provoca estresse.

 Alimente-o em horários regulares mas nao lhe ofereça guloseimas.

 Adquira para ele pratos própios.

 Na rua mantenha-o sempre na coleira.

 Não deixe que pertube seus vizinhos.

 Leve-o ao Veterinário sempre que ocorrer um problema persistente.

 Lave a area onde onde o filhote se encontra com água, sabão e cloro.

 Nunca usar produtos de limpesa ou inseticidas onde o animal fica alojado.
COMO fazer O GROOMING
O Grooming é a maneira como você deve proteger, escovar, empapelar, preparar os pelos do preparar os pelos do seu York e para conseguir aquela pelagem maravilhosa que todos nós desejamos para o nosso exemplar. Os elementos necessários para que se faça o Grooming são: uma boa escova de cerdas naturais ou de pino de aço da All System: um pente com dentes arredondados, que não seja fino demais, feito de aço ou plástico (Greyhound); um elástico pequeno (tamanho 8); plástico ou papel de seda branco cortado em pedaços de aproximadamente 7 x 20 cm. E, principalmente, paciência.

Inicie a operação estendendo uma toalha na mesa e colocando o cão sobre ele de costas, com as patas para cima. Todos os filhotes devem ser treinados para este procedimento desde a idade de três semanas. Com um cachorrinho não treinado, você vai fazer a maior parte do Grooming.

Aplique um pouco de água morna no pelo do cantinho dos olhos, às vezes há acúmulos de secreção ressecada. Deixe a água penetrar enquanto estiver fazendo o Grooming no corpo.
Assim, o pelo amolece e não arrebenta. Proceda da mesma maneira em pelos que estejam sujos ou embaixo do rabo, pois se você escovar com o pelo sujo, correrá o risco de ser quebrado o pelo do seu cachorrinho, que jamais possuíra barbas ou bigodes bonitos e compridos.

Em seguida, coloque uma toalha na mesa e ponha o cãozinho de pé na mesa e comece a escova-lo, sempre com escova úmida ou um pouco molhada para evitar quebra dos pelos.
Escove a pelagem do corpo, o rabo, a parte debaixo do rabo e o “topete”. O restante já foi devidamente preparado com o cachorrinho deitado de barriga para cima. Tome cuidado para não colocar a mão embaixo da barriga porque isto faz carpear a linha dorsal que deve ser sempre reta. Também nunca divida o pelo da nuca até a base do rabo sem antes estar com o pelo do seu cão bem desembaraçado. O pelo da cabeça, dos cantos exteriores dos olhos até a base das orelhas deve ser embrulhado no papel ou plástico e preso por meio de elástico.

Faça o mesmo com o pelo do corpo (ver desenhos anexos). Caso a tira de papel esteja comprida em relação ao pelo do corpo, corte-a no comprimento.

Nos dias frios em que há eletricidade no ar, o pelo costuma voar uma pouco, quando escovado. Quando isso ocorrer, passe um pouso de óleo nas mãos e aplique nas pontas do pelo. Se houver excesso de óleo em suas mãos, passe na pelagem do corpo do cão evitando, assim, que o pelo esvoace.